Como cuidar da Saúde Mental?
Quando pensamos em saúde, imaginamos aspectos como uma alimentação saudável, a prática regular de atividade física, realizar exames periodicamente, e tudo o que estiver relacionado ao corpo. Mas a saúde não é só o bem-estar físico, mas mental também. Cuidar da saúde mental é tão importante quando cuidar do corpo. Os transtornos mentais são tão perigosos quanto quaisquer outras doenças, por isso é muito importante saber como cuidar da sua saúde mental.
Quais fatores levam à perda da Saúde Mental?
A Saúde mental é determinada por uma série de fatores socioeconômicos, biológicos e ambientais. Nesse contexto, podemos observar ao nosso redor diversos exemplos de situações que causam uma enorme sobrecarga emocional.
Estresse no trabalho, medos, problemas familiares e afetivos, mudanças sociais bruscas, violência, luto, ansiedade, entre tantos outros fatores que podem desencadear alguma dificuldade emocional que o indivíduo não tenha mais disposição de suportar.
Isso tudo pode desencadear doenças como depressão, síndrome do pânico, fobias e outros transtornos graves. Além disso, ocorre de o corpo manifestar sintomas físicos, que geralmente são associados às doenças físicas. Isso acaba atrapalhando a identificação do diagnóstico, e o ideal é que a pessoa observe mudanças de pensamento, sentimentos ou comportamentos atípicos e informe ao médico sobre essas percepções.
É importante enfatizar que, se não tratar corretamente os problemas da mente, é inevitável que aconteça um processo de somatização. Todas as manifestações físicas que ocorrem no corpo em consequência disso podem prejudicar todo o seu funcionamento e, aos poucos, afeta o desenvolvimento de suas atividades cotidianas, seus relacionamentos, seu desempenho no trabalho, etc. Quando chega a esse ponto, é preciso buscar ajuda profissional.
Atitudes para cuidar da sua Saúde Mental
Alguns hábitos e iniciativas contribuem para evitar que transtornos mentais sejam desenvolvidos. Para manter a saúde mental equilibrada e ter qualidade de vida o seu esforço será diário. São pequenas decisões que poderão fazer muita diferença em sua forma de pensar e agir, podem ser a saída para uma mente saudável.
- Tenha um tempo para si mesmo, cuide-se, aceite-se, ame quem você é;
- Faça coisas que te causam alegria, por exemplo, cultivar um hobbie;
- Mantenha um equilíbrio entre responsabilidades e lazer.
- Cultive as relações familiares e sociais importantes para você;
- Mantenha cuidados básicos como uma alimentação saudável, a prática de atividade física regularmente e uma boa noite de sono;
- Busque ajuda sempre que sentir que não está bem, você não precisa sofrer sozinho, conte com a sua rede de apoio.