Como avaliar um Plano de Saúde pelo custo x benefício
Nem sempre o Plano de Saúde mais barato é a melhor opção. Antes de se decidir, há vários fatores que devem ser analisados para fazer a melhor escolha. Cada Plano de saúde tem suas particularidades, por isso nem todos proporcionam as mesmas vantagens. Muitas vezes vale mais à pena pagar um pouco mais pelos benefícios que o plano oferece.
Se a escolha for por um Plano de Saúde mais barato e com cobertura limitada, os gastos extras com a saúde podem ser tornar um transtorno.
Por isso, separamos os tópicos mais importantes para ajudá-lo a avaliar o melhor custo x benefício de acordo com os tipos de assistência disponíveis no mercado.
1 – Tipos de cobertura dos Planos de Saúde
a) Plano Ambulatorial
Garante a cobertura de consultas médicas ilimitadas; apoio diagnóstico, tratamentos e demais procedimentos ambulatoriais determinados no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS e em contrato. Esse tipo de plano não oferece cobertura para internação hospitalar.
b) Plano Ambulatorial + Hospitalar com Obstetrícia
Compreende a cobertura assistencial no segmento hospitalar acrescida dos procedimentos relativos à assistência ao parto e à cobertura do recém-nascido, bem como o direito de sua inclusão no plano sem cumprimento de carências, desde que a sua inscrição ocorra no prazo máximo de 30 dias do nascimento ou da adoção.
Os planos de segmentação hospitalar com obstetrícia garantem o atendimento de urgência e emergência, em decorrência de complicações no processo gestacional, se a beneficiária já tiver cumprido a carência prevista no contrato. Já o parto e a internação do bebê decorrente de complicações possuem cobertura integral.
Sendo assim, para garantir assistência médico para pré-natal, internação e parto, a mulher que pretende engravidar deve adquirir o plano com obstetrícia com antecedência, para que tenha tempo de cumprir o período de carência.
c) Plano Ambulatorial + Hospitalar sem Obstetrícia
Garante a cobertura para internação hospitalar e consultas e exames de rotina, exceto partos.
Obs: As acomodações para planos hospitalares podem contemplar:
- Quarto Semi-privativo ou coletivo: dois ou mais beneficiários no mesmo quarto;
- Quarto Privativo ou individual: um beneficiário no quarto.
2 – Planos de Saúde com Coparticipação
Os Planos de Saúde de coparticipação são aqueles em que o beneficiário paga uma parte das consultas e exames médicos além da mensalidade, o que acaba deixando o plano mais barato. Dessa forma, o beneficiário mantém um Plano de saúde a custo baixo e paga somente pelos serviços que utilizar.
Observe que, analisar o custo x benefício de um Plano de Saúde, vai depender em grande parte de quais são as suas necessidades. Já que os gastos com a saúde podem ser muito altos sem um bom Plano de Saúde, fazer uma escolha considerando apenas o preço baixo, pode não ser tão vantajoso.
Quanto aos valores, verifique o tipo de plano e a operadora, pois eles variam muito.
Para não correr o risco de ficar desamparado, considere o tipo de plano que realmente se adequa àquilo que você precisa, ou, possa vir a precisar. Pense no futuro e assegure a sua tranquilidade!
Consulte as opções conosco!