Como funciona a Coparticipação do Plano de Saúde?
Você sabe o que é Coparticipação?
A Coparticipação no Plano de Saúde quer dizer que quando o beneficiário utiliza os serviços de saúde do plano médico, ele paga uma pequena taxa, além da mensalidade.
Como o próprio nome sugere há uma coparticipação entre o beneficiário e a operadora do Plano de Saúde.
Mas como funciona a coparticipação do Plano de Saúde?
Um Plano com Coparticipação é consideravelmente mais barato com relação aos planos convencionais (mensalidade fixa), isso porque a operadora divide certos gastos com o cliente de acordo com suas necessidades.
Dessa forma, o beneficiário mantém um plano de saúde a custo baixo e paga somente pelos serviços que utilizar.
Isso não significa que o custo final será maior, pois depende da frequência e do tipo de uso que será feito dos serviços médicos. Para muitos, essa modalidade pode até representar uma economia de dinheiro. Tudo depende das necessidades de cada um. Para quem precisa de um plano de saúde para tratamentos complexos e vai utilizá-lo com frequência, pode não ser tão vantajoso.
Como são feitas as cobranças?
Os valores de um Plano de Saúde com Coparticipação são estabelecidos no momento de sua contratação. A ANS determina alguns limites para a cobrança de determinados procedimentos para proteger o consumidor.
No caso de atendimentos em pronto-socorro, somente poderá ser cobrado valor fixo e único – não importando a quantidade e o tipo de procedimento realizado.
Outro aspecto importante é a determinação de um percentual máximo de coparticipação a ser cobrado do beneficiário, que não poderá ultrapassar 40% do valor monetário do procedimento ou evento em saúde efetivamente pago pela operadora ao prestador ou do valor da tabela de referência de procedimentos sobre os quais incidirá a coparticipação.
Quais as vantagens de um plano de saúde com Coparticipação?
Para pessoas que utilizam os serviços de saúde esporadicamente e não precisam realizar consultas frequentes, o plano com coparticipação é uma ótima opção.
Para esse tipo de paciente haverá acesso aos mesmos serviços de saúde que os planos convencionais e com a mesma qualidade, porém, por um custo bem menor.
Talvez seja hora de considerar um novo modelo de plano de saúde!
Faça uma cotação com a gente!