Como reduzir os custos do Plano de Saúde Empresarial?

O Plano de Saúde faz parte do pacote de benefícios que a empresa oferece para motivar seus colaboradores, e é um dos custos mais caros de uma empresa. Mas conceder esse benefício é fundamental para atrair e manter os talentos que a empresa precisa para se desenvolver e prosperar. Levando em conta que o plano de saúde é um custo indispensável, é importante saber como é possível reduzi-lo para equilibrar a saúde financeira e corporativa da empresa com o menor impacto possível para os seus colaboradores.

Antes de explicar como é possível reduzir os gastos com assistência médica, é preciso entender o que é a sinistralidade e como ela afeta seu custo.

Sinistralidade é a relação entre o número de procedimentos (consultas, exames e cirurgias) utilizados pelo beneficiário e o valor pago pela empresa para o Plano de Saúde.

Como reduzir os custos do Plano de Saúde Empresarial?
Abaixo apresentamos algumas soluções:

  1. Desenvolva programas de prevenção e conscientização

A implementação de campanhas e ações promovidas dentro da empresa contribuem para conscientizar os colaboradores que prevenir é melhor que tratar. É uma estratégia inteligente que demonstra a preocupação com a qualidade de vida dos funcionários e incentiva uma mudança de hábitos que pode impactar positivamente na diminuição dos gastos com saúde. Isso porque, uma consulta com um médico especialista causa menos impacto na sinistralidade para a empresa do que o atendimento em um pronto-socorro.

Alguns exemplos, são:

  • Campanha de vacinação na empresa;
  • Palestras sobre saúde preventiva;
  • Grupos de apoio para a prática esportiva;
  • Programa de alimentação saudável;
  • Programas sociais contra a solidão e depressão;
  • Orientação sobre o uso consciente do plano de saúde.
  1. Negocie com a operadora

Reduzir o benefício ou aumentar a participação financeira do colaborador no custeio do benefício pode resultar em insatisfação. Antes de tomar alguma atitude, avalie o quanto o plano de saúde atual atende às necessidades dos colaboradores. Se a cobertura do plano for muito abrangente e seu uso não for frequente, verifique a possibilidade de migrar para um plano mais coerente e ajustado com o orçamento da empresa. É possível, por exemplo, alterar a abrangência nacional do plano para uma regional, optar pela acomodação coletiva ou então migrar para um plano coparticipativo. No entanto, é aconselhável notificar os colaboradores sobre quaisquer alterações com muita antecedência para evitar incômodos e imprevistos. Se o contrato com o atual plano de saúde mantiver em vigência, deixe concluir o período acordado para evitar multas. Enfim, examine com cuidado as peculiaridades e circunstâncias relevantes antes da tomada de decisão.

  1. Faça uma pesquisa de mercado

Caso a alternativa anterior ainda não seja vantajosa, avalie o mercado e pesquise outras opções de plano disponíveis com outras operadoras. Se sua apólice estiver ativa há 3 anos ou mais, é provável que ela esteja com os custos inflados em relação ao mercado devido aos reajustes praticados, sendo maior do que as mudanças das tabelas comerciais que as operadoras disponibilizam. Nesse contexto, é necessário considerar a carência do antigo plano, para que todos possam usufruir do atendimento médico durante a conversão.

É fundamental que alinhe os objetivos da organização com as expectativas de seus colaboradores para a escolha da melhor solução. A redução de custos com plano de saúde corporativo não pode se resumir apenas na troca da operadora ou na escolha de um plano mais barato. A solução deve ser definida a partir de informações sobre a situação da empresa e de seus colaboradores, e quais os impactos de determinada ação. Realize um diagnóstico e evite decisões que possam gerar quaisquer transtornos.


Conte com a gente para ajuda-lo!

Cotar Plano de Saúde

Entre em contato com um de nossos consultores:

(19) 9 8770-2726